03

terça-feira, 18 de maio de 2010

VITRINE CULTURAL: ORIGEM E EVOLUÇÃO

                   A cultura, essência de uma civilização, produto também de uma indústria que a faz manter-se viva, divergente, polémica, foge das pessoas comuns das amarras acadêmicas, fechadas em guetos e ganha as ruas, ou melhor as mãos das pessoas comuns. A evolução dos processos que originam o desenvolvimento do homem, tem cada vez mais se firmado nas necessidades de comunicar-se. Em 2005, na primeira administração de Leonardo Nunes Rêgo a então secretária Maria Genilda de Aquino Freitas propôs a criação de um evento para celebrar a cultura local. pensei imediatamente no titulo "Vitrine Cultural" e dai partimos para elaboração do projeto, tema estrutura e fomos à luta. Na época como ainda não contávamos com um espaço adequado para eventos adro da igreja matriz "Pau dos Ferros, um passeio pelo século XX".             
                  Com a participação de todas as escolas do município e algumas atividades e agremiações, foi um grande sucesso.
                 O que era para ser um fato isolado, tornou-se parte do calendário de eventos do município, evoluindo em todos os sentidos e trazendo a público o melhor dos artistas locais.
Os temas seguintes foram:
2006 = Diversidade Cultural
2007 = Brasil: País de muitas culturas
2008 = Pluralidade
2009 = "Cultura com ação sócio-educativa para cidadania"
                 Esse ano o tema será "Cultura para a integração e o despertar de talentos" e a novidade é que ampliamos o período de 03 para 04 dias, devido ao grande número de atrações. Em 2009 chegamos ao recorde de 3.500 pessoas por noite e em 2010 com certeza superaremos essa estatística.
                 Essa é a maior prova de que Pau dos Ferros é um celeiro de artistas de todas as idades, basta acreditar.

Momentos Vitrine Cultural 2009:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..