03

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O CIRCO


    A linguagem circense e suas formas de relação com o público têm sido objeto de interesse e análise por parte dos estudiosos da comunicação. O primeiro circo europeu moderno Astley's Amphiteatre, foi inaugurado em Londres em 1768 por Philip Astley. O termo circo foi utilizado pela 1ª vez em 1782, quando seu rival, Charles Hubriu as portas do Royal Circus. Em princípios do século XIX havia circos permanentes em algumas das grandes cidades européias. Existiam, além disso,circos ambulantes, que se deslocavam de cidade em cidade em carretas cobertas.
  No Brasil, o circo, em geral itinerante, existe desde fins do século XIX. Instalando-se na periferia das grandes cidades e voltado para as classes populares, sua modernização não se deu em termos de espaços e equipamentos: È no elemento humano, suas destrezas e habilidades e, sobretudo, sua criatividade, que continua a investir. Razão por que têm nos palhaços figuras centrais, pois é deles que depende o sucesso de uma praça, tornando-se alguns deles verdadeiros "ídolos da periferia". Os circos antigamente vinham a Pau dos Ferros, tinham uma programação variada e mantinham uma aura mágica, encantadora. Era uma verdadeira festa a chegada de um circo na cidade. Em algumas noites aconteciam duas sessões, principalmente quando havia algum cantor no picadeiro ou o famoso casamento atrapalhado. Muitos pauferrenses ainda lembram com saudade de personagens como o Mágico Nelson, a Rumbeira Sayonara ou o Palhaço Cambitinho. Atualmente, além de paupérrimos, os circos que passam por aqui deixam um terrível legado: os palhaços, ao invés de divertir, desfiam um rosário de palavrões e músicas de duplo sentido. Do jeito que a coisa vai é bem melhor ver o Cirque du Soleil pela TV, ou a palhaçada diária dos políticos caras-de-pau.
                                    Israel Vianey. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..