03

terça-feira, 24 de agosto de 2010

FILIPA CAMARÃO

        Algum tempo atrás, era comum conhecermos apenas os protagonistas masculinos da História do Brasil. Mas esta grande injustiça não conseguiu apagar as atitudes aguerridas de muitas brasileiras. É o caso de Clara Filipa Camarão, índia potiguar, companheira de Filipe Camarão, o mais famoso herói indígena na guerra contra o domínio holandês no atual Nordeste brasileiro, no século XVII. Destemida, Clara lutou nas décadas de 1630 a 1640. Na dramática batalha de Porto Calvo, em 1637, enquanto os luso-brasileiros eram massacrados e batiam em retirada, Clara e Felipe estiveram à frente da tropa.
      No combate de Tejucopapo, em 1646, ela liderou outras mulheres em episódio heróico da resistência contra os Holandeses. Por sua coragem, Clara ganhou do rei de Portugal o privilégio de ser chamada de "dona", merecida homenagem a uma autêntica heroína.

Israel Vianney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..