03

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CLUBE DOS ARISTOCRATAS

                      No final de semana passado, assistir a um documentário no canal dos aristocratas em São Paulo.
                       O CA nasceu do anseio de um grupo de negros bem sucedidos interessados em tornar a vida social mais movimentada, sem os preconceitos ainda existentes da elite branca.
                       Em 1967 no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, os sócios compraram um enorme terreno e deram início a construção do 1º Clube privê exclusivo para negros no Brasil.
                       Com uma infra-estrutura que dispunha de piscina quadra de esportes, salão de festas e restaurante, o CA recebeu durante muitos anos a "Finesse black Paulistana". Entre os feitos memoráveis, a primeira festa de debutantes negras com a presença de Jânio Quadros e Sarah Vaughan ( dá para você???). Por lá também passaram Josephine Baker, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, entre outros famosos.
                       Na década de 1980, devido a presença do negro já estar mais consolidada no meio social, o clube foi abandonado aos poucos, mas deixou uma história memorável.

Por Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..