03

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Educação: investir para libertar

     
                     Não há dúvidas de que o Brasil ganhou importância no cenário mundial nestes últimos anos, porém, as questões sociais ainda continuam na pauta das discussões como: miséria, analfabetismo,  prostituição, entre outras.
                     Como uma profissional voltada para as questões sobre educação ,hoje, ao vestir-me para ir ao trabalho, assistia ao Jornal Bom dia Brasil (adoro o horário de verão pois vejo o Bom dia Brasil e o Jornal da Globo), que notificava casos de prostituição entre adolescentes em sua maioria no nordeste, nesse exato momento o comentarista Alexandre Garcia do qual sou fã de carteirinha, foi supremo em arrebatar que essa situação deve-se ainda a falta de investimentos ou de maiores investimentos na educação. Bem, dizendo isso ele não segurou e desatou...
                     Que essa situação só será resolvida quando houver no país um olhar atento à educação, pensar nos alunos, nos pais e professores. A educação é saída para a resolução desses dilemas, o melhor caminho, pois ela tira as pessoas da situação de escravos de tudo, para a situação de pessoas livres. A educação é  fonte de desalienação e sacudiu a Rede Globo ao questionar: será que os votados querem pessoas livres? Citou exemplos de paises que investiram em educação e são exemplos para o mundo. Como educadora fiquei extasiada diante da televisão, imagine você, uma profissional da educação de saida para o trabalho assistir uma reportagem desse porte. Mil pensamentos me acompanharam até o trabalho.
  • Faltam profissionais competentes para completar as equipes técnicas, pois esses cargos exigem um conhecimento bastante específico.
  • Falta disponibilidade por parte dos professores para aderirem ao novo.
  • A metodologia que antes era considerada um diferencial, hoje deverá fazer parte da rotina do professor.
                   É hora de apresentar atrativos na carreira de educadores para que os jovens façam opção pelo magistério.
                   Por fim, é preciso fazer uma revolução na educação.

  Por Alexandrina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..