03

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PERFIL

                   Dona Paulina ou melhor, Paulina Amara da Silva nasceu no Sítio Torres em 15/05/1917. É uma senhora de ótima memória e apesar de uma pequena dificuldade na visão, faz uma retrospectiva de sua vida sem nenhum embaraço.
                  Há alguns dias eu e Marnilce Lopes fizemos uma entrevista com Dona Paulina e descobrimos entre outras coisas, que a mesma estudou apenas 15 dias com um senhor chamado Joaquim Bento e esse curto período foi o suficiente para que aprendesse  a assinar o nome e decifrar pequenas palavras (hoje, as crianças passam 05 anos na escola para rabiscar as primeiras letras). Nunca fumou, nunca bebeu, mas confessou que adorava os forrós, era uma exímia dançarina. Casou em 1938, as bodas foram realizadas por Padre Militão.
                  Contou-nos uma fofoca histórica: um certo padre cascudo, namorou uma mulher casada e muito conhecida na cidade. Saiu daqui fugido, pois o marido da mesma descobriu a traição e queria matá-lo. Revelou também que o primeiro automóvel que chegou a Pau dos Ferros foi de um Sr. chamado Chico Olivio (comerciante), e as pessoas pagavam uma certa quantia para andar no carro (olha só!).
                  Votou pela primeira vez em 1946 e  ficou viúva em 1987. Teve quatro filhos e adotou mais uma.
                  É muito querida na Rua Antístines Diógenes onde mora e entre outras coisas possui uma coleção de bonecas que são o seu grande xodó.
                  Recentemente os vizinhos e amigos comemoraram seus 94 anos.
                  Parabéns a Dona Paulina.


Fotos por Noberto Almeida.

Um comentário:

  1. Parabéns pela excelente matéria, valorisando
    a terceira Idade.Muitos gostariam de alcançar
    essa idade com tanta lucidez.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..