03

quarta-feira, 30 de março de 2011

AOS MESTRES COM CARINHO


Lá vem a lua saindo
Por detrás de uma vassoura
Não há nada mais bonito
Que a minha professora.

                Quantas contracapas de caderno foram rabiscadas com poeminhas assim...
                Os professores sempre ocuparam um lugar especial no meu coração, fosse por amor ou ódio e por incrível que pareça, lembro-me de todas, sem exceção.
                 Minhas primeiras professoras foram Tia Zefinha Fernandes e Tia Gracinha Fernandes, propietárias do Jardim de Infância "Pequeno Príncipe", talvez a primeira escola particular de Pau dos Ferros, localizada à Rua Francisco Dantas, Bairro São Judas Tadeu. Depois segui para o Tarcísio Maia, onde tive professoras maravilhosas, entre elas Tia Liá e a que eu mais amava D. Nadir (In Memoriam) e a eterna diretora D. Suerda, sempre sorrindo.
                 O próximo passo foi orgulhosamente estudar no "4 de Setembro", o máximo em rigidez e qualidade. D. Idezuite e sua patrulha "anti-baderna" realmente contribuíram muito para o meu futuro. Dessa época lembro-me do terror que nos inspirava o professor: Inácio (Inglês e Francês), a professora Pedrina Elisa, que me ensinava Português pra valer, Raimunda Guedes que aterrorizava  em Matemática (ai como eu odiava os X e Y's), D. Maria Afonso que ensinava, acreditem, "Educação para o trabalho", D. Elizabete de Chico Balbino, D. Vanda Gomes, Genilda Aquino (I love you) e alguns brutamontes que não vale a pena citar. Também não posso esquecer de "Chico da Bomba", Netão e Liquinha, meus professores de Educação Física. Foram os quatro anos mais maravilhosos da minha vida.
                 Após a saída do "Ginásio) nos anos e cursos seguintes, até a faculdade, quero lembrar das "irmãs cérebro", Vasti, Debora e Sulamita, Odaléia, Valdileide, Teté e sua cara de "poucos amigos", Leontino Fantástico, Maura Cavalcante, Rossana Fernandes e a querida D. Maria Viana que me fez aprender a tabuada na base da palmatória.
                 A todos, o meu carinho e saudade daqueles tempos gloriosos.

2 comentários:

  1. Considero admirável seu gesto de carinho aos professores, e a bem da verdade, é raro esse tipo de homenagem. A categoria agradece.
    Eu particularmente fico radiante por fazer parte desse grupo seleto de uma época memórável em sua vida. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Professor Inácio também foimeu mestre, e foi por um curto período, diretor do "4 de setembro", gostava das aulas dele, sempre alegres...

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..