03

terça-feira, 17 de maio de 2011

A MEDICINA, OS HOSPITAIS E OS MÉDICOS (Parte I)


        Antes de 1930, não existiam médicos residentes em nossa cidade. Esporadicamente alguns atendiam casos de emergências, quando chamados ou faziam visitas previamente programadas para consultar a popuação de um modo geral. Estes médicos vinham das cidades próximas, como o Dr. Inácio de Icó - Ceará, o Dr. Raul Alencar que casou-se com uma moça de Martins e lá veio par clinicar, e algumas vezes os de Mossorá. As viagens eram geralmente a cavalo, porque as estradas eram precárias e não havia transporte motorizado.
          A partir de 1930, começou a aparecer os primeiros para residirem em Pau dos Ferros. O 1º que conheci foi o Dr. Fonseca, no começo da década, trazido por familiares, pois era cunhado do Sr. Sérgio Dantas, filho do Coronel Francisco Dantas, o 1º Prefeito eleito de nosso Município em 1929. O Dr. Fonseca demorou pouco tempo, logo retornou a sua terra natal, a cidade de Assú. Em seguida chegou o Dr. Cleodon Carlos de Andrade, que terminando o seu curso no Rio de Janeiro veio clinicar em nossa cidade. Casou-se com uma filha do coronel Francisco Dantas de nome Idezite. Algum tempo depois resolveu fazer um giro pelo Estado, trabalhando em va´rias cidades. Voltou a Pau dos ferros onde fixou residência em definitivo, até o seu falecimento. Como médico prestou grandes serviços a nossa cidade e a toda a região. Em 1952 entrou na política como candidato a Prefeito na sucessão do Dr. Licurgo Nunes, perdendo a eleição para o Dr. José Fernandes de Melo.

Por Dr. José Edimilson de Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..