03

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A MEDICINA, OS HOSPITAIS E OS MÉDICOS - PARTE II

               Em meados da década de 30, outro médico veio morar em Pau dos Ferros, o Dr. Manoel Ferreira Monte, oftalmologista, pau-ferense formado pela Faculdade de Medicina de Salvador - Bahia. Casou-se com uma baiana de nome Dona Eliza, formada em odontologia. Aqui chegando abriram consultórios  trabalharam vários anos em nossa cidade. Entre 1938 e 1939 o Dr. Neo como era conhecido ocupou o cargo de Prefeito nomeado do nosso Município. No inicio dos anos 40 foram morar na cidade de Cajazeiras na Paraíba onde abriram consultórios.
               Em 1942 foi a vez da chegada do Dr. José Fernandes de Melo, convidado por Dr. Cleodon para aqui vir clinicar e morar.
               O Dr. Zé Fernandes adotou maneira diferente no atendimento a sua clientela, logo se tornou conhecido e muito procurado pelo povo. Em 1948 com a redemocratização do País após a queda da ditadura Vargas em 1945, realizaram-se as primeiras eleições municipais. Resolveu entrar na política como candidato pela legenda da União Democrática Nacional (U.D.N.) partido de oposição, enfrentando o candidato da situação do Partido Social Democrático (PSD) que dominava o País. Zé Fernandes Perdeu eleição para o Dr. Licurgo foi o 1º Prefeito que começou a investir recursos da Prefeitura em saúde para o povo. No começo de sua administração contratou um médico foi contratado o Dr. Pedro Soledônio Paletó que aqui clinicou até o final do mandato do Prefeito. Licurgo Nunes na sua gestão iniciou a construção de um Posto de Saúde que não foi concluído.

Por Dr. José Edimilson de Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..