03

sexta-feira, 20 de maio de 2011

TERTÚLIAS


               Você jovem de 20 anos deve estar se perguntando, mas o que é tertúlia?? As tertúlias eram festas ou bailes que aconteciam nas residências até início dos anos 1980, em zonas rurais remotas ainda é possivel que aconteça. Havia uma peculiaridade nas tertúlias: a radiola era impressindível e geralmente movida a pilhas. Quando, lá pelas tantas, as pilhas fraquejavam, os convidados se cotizavam para comprar pilhas novas, senão as músicas iam ficando em câmera lenta até parar de vez (Risos!).
               O anfitrião podia recusar a presença de pessoas que considerasse inadequadas (geralmente as meninas "faladas" e os bêbados), afinal estava na sua casa.
               Quando criança, ia observar de penetra as tertúlias na casa de seu Zé Lopes, um Senhor festeiro que morava na minha rua. Os hits da época eram (pasmem): "Ovelha desgarrada" - Francis Dalva, "Pertinho de você" - Elisângela e forrós de Zé Paraiba.
               Com o advento dos aparelhos de som mais modernos, a discotheque, a violência, entre outros fatores, as tertúlias desapareceram. Por incrível que pareça era interessante.

Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..