03

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LIVRO SOBRE CANGAÇO SERÁ LANÇADO EM PAU DOS FERROS

 
     De autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador do Cangaço Epitácio de Andrade Filho, o livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante” será lançado em Pau dos Ferros, capital do alto oeste potiguar, neste dia 15 de setembro, a partir das 19 horas, na Câmara dos Vereadores. 

       Com interlúdios musicais a cargo do cantor e compositor Dudé Viana, o roteiro cenotécnico do evento iniciará com uma composição de mesa formada por operadores culturais interessadas na temática, que contará com a presença de membros da família limão, principais personagens deste ensaio historiográfico sobre o fenômeno do cangaço de Jesuíno Brilhante (1844-79).
     O Escritor Epitácio Andrade será apresentado pelo seu colega médico Sandro Soares, que foi contemporâneo de residência em Psiquiatria, na Universidade Federal da Paraíba, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, capital paraibana, e trabalharam juntos como psiquiatras do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.
       “A Saga dos Limões” é um ensaio historiográfico sobre o segmento étnico, representado pela família Limão, cujos membros ganharam notoriedade como “os limões”, principais inimigos do Cangaceiro Potiguar Jesuíno Brilhante, que além do enfrentamento ao cangaço, resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70) e foram agentes proativos da Insurreição dos Quebra-quilos (1874-75), revolta que se espalhou pelo Rio Grande do Norte, principalmente, nas regiões do Seridó e Oeste, nas localidades de Patu, Apodi, Barriguda, Vitória e Luiz Gomes.
     No lançamento em Pau dos Ferros, o livro será apresentado pelo próprio autor, após projeção do Documentário: “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão, sob a direção da Jornalista Ana Paula Lopes. A sessão de autógrafos com fundo musical de Dudé Viana encerrará o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..