03

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AS FESTAS DO POVO - POR JOSÉ EDMILSON DE HOLANDA


                   [...] O Natal, festejado na noite do dia 24 de dezembro, em homenagem ao nascimento do menino Deus, Jesus Cristo, é uma festa de cunho estritamente religioso, com participação mais ativa do povo da cidade. Na década de 30, época da minha infância, a noite de natal era uma noite diferente, de muita alegria e animação. O mercado público (barraão) permanecia aberto durante toda a noite, destinado à reunião e ao encontro dos amigos, compadres, parentes, jovens, namorados, casais e até mesmo dos idosos, principalmente as pessoas vindas da zona ruara, desejosas de assistirem à missa do galo, celebrada sempre à meia noite (hora em que os galos catam) daí o seu nome.
                    Quando não existia energia elétrica na cidade, a iluminação do barracão era feita com os famosos lampiões movidos a carbureto.
                     Neste local, o povo aguardava a hora da missa, se divertindo com os entretenimentos e novidades que apareciam proporcionando momentos de lazer como jogos de azar, roletas, bancas para vender: miçangas, prendas, lanchas como café, bolos diversificados, caldo de cana, aluás e refrescos de cachaça e da cerveja refrigeradas em jarras de barro, pois naquela época o gelo e a geladeira não existiam na cidade. Após a missa, as famílias se reunião em suas casas para partilharem a tradicional ceia natalina, a qual constava de um rico e farto cardápio, tendo como prato principal o célebre peru de festa, regado com bons e variados vinhos. Antes de iniciar a ceia, o casal anfitrião celebrava um ritual religioso com cânticos e orações alusivas a data. Ao final da ceia, era vez de Papai Noel fazer a festa das crianças, colocando logo que elas dormissem, debaixo de suas camas ou redes, os presentes pedidos e prometidos, transformando em realidade o sonho e o desejo de cada uma delas, enchendo de felicidade e alegria o seu coração, ao despertarem no dia seguinte, da inocência do seu sono.[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..