03

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Escolas funcionarão em tempo integral



Pau dos Ferros - Cinco escolas de Pau dos Ferros passam a funcionar, neste ano, em tempo integral. São seis turmas com 25 alunos com idade de 9 a 15 anos, que terão, além do horário normal de sala de aula, atividades esportivas, cursos de música, cinema, teatro e principalmente lanche e almoço. "Vamos começar com cinco escolas, mas nossa ideia é atender em tempo integral em todas do município", destaca a secretaria de Educação, Francisca Dantas de Lima Costa, que é conhecida por Neta.

O município de Pau dos Ferros, com 27 mil habitantes e distante 156km de Mossoró, tem seis escolas na área urbana, 4 na zona rural, mais 6 creches e um anexo. Uma nova creche está sendo erguida na região sul da cidade. Deve ser concluída ainda no primeiro semestre. Atualmente, a Prefeitura está abrindo a licitação para comprar os equipamentos. Esta creche, segundo Neta, permitirá mais conforto para os alunos e educadores.

 
O ano letivo em Pau dos Ferros só vai começar em março. A abertura do ano letivo, no entanto, será feita pelo prefeito Leonardo Rêgo no dia 27, no Auditório do Instituto Federal de Educação e Tecnológica (IFRN), para 158 professores. "O tema de nossa Jornada Pedagógica neste ano é 'Planejamento e Aprendizagem: Uma Relação Articulada'. O objetivo busca suscitar o diálogo entre os professores, gestores e técnicos como forma de melhorar a educação", destaca a secretária.

Durante a Semana Pedagógica haverá palestras e conferências com especialistas em Educação Rosângela Maia de Holanda, gerente de gestão da Secretaria Estadual de Educação. Em outra conferência, o professor Walter Pinheiro Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, destacará a necessidade de um trabalho de competência de gestão escolar. Susana Cardoso, por sua vez, vai tratar sobre a prática de inclusão social através da escola.

A secretária Neta destaca, entre as palestras, o que trata sobre o início do trabalho mais arrojado no Programa de Saúde na Escola, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pelo odontólogo Fabrício Torquato. "Este programa é muito bom, porque ensina a criança a se alimentar, além de desenvolver várias atividades preventivas de saúde, através dos profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família", destaca a secretária.

Neta disse que, assim que concluir a Jornada Pedagógica, as aulas já terão início com mudanças. 150 alunos terão aulas diferenciadas. Uma turma que assiste aulas no horário da manhã vai almoçar e permanecer na escola até às 15h30. Já os alunos que assistem aulas no horário da tarde vão chegar à escola às 9h. Só que as escolas não receberam investimento na estrutura física para passar funcionar em tempo integral.

 
Segundo Neta, a Prefeitura Municipal está iniciando o processo de licitação para nos próximos meses os investimentos serem feitos nas cinco escolas, sendo que os principais nas áreas de lazer, cursos, cozinha, refeitório, compra de material e estrutura. "Somos o país com o menor tempo do mundo com aluno na escola. É meta do governo federal corrigir esta distorção ao longo dos anos em todos os municípios do País", explica a secretária Neta.


Reportagem do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..