03

terça-feira, 21 de maio de 2013

A IMAGEM BICENTENÁRIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO- INFORMAÇÕES

   A influência da religião na formação do povo e , consequentemente, no surgimento de vilas e cidades sempre foi constante. Por todo o brasil, e particularmente no Nordeste, a colonização e o desbravamento se deu à sombra da cruz de cristo.
   Supõe-se que  a construção da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros, foi iniciada em 1738 e a chegada das primeiras imagens não foi registrada ou se perdeu ao longo dos  séculos.Segundo as minhas pesquisas e ao Querido Rodrigo Éder(estudioso dos temas sacros), as únicas imagens primitivas e que ainda estão entre nós são as de São João Batista de Botas(veio para a igreja de Portalegre}A de São josé e duas de Nossa Senhora da Conceição,a  Maior em Portaegre e a menor em Pau dos Ferros. De certeza sabemos que vieram de Portugal e provavelmente foram doadas pelos familiares de Francisco Marçal. Portalegre Possui três tesouros inestimáveis (por ser mais antiga que Pau dos ferros) .Quanto ao nosso tesouro, após inúmeras restaurações desastrosas, a imagem está uma coisa meio artificial,mas segundo fontes seguras, a mesma será raspada para que um restaurador de confiança traga-lhe os traços originais.
  Nas procissões atualmente, uma réplica em gesso é levada no andor para não comprometer a original, entalhada em madeira.
  Nas fotos a seguir, uma visita à imagem original, guardada em local seguro enquanto a igreja está em reformas. Sim......E o livro de tombo quem USURPOU????
                                       Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..