03

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

42 ANOS DO TÍTULO DO MATUTÃO


Pau dos Ferros, hoje, foi matéria no maior jornal impresso de nosso Estado, o Tribuna do Norte. Na coluna esportiva Apito Final, do jornalista Everaldo Lopes, lá estava estampado: 42 anos do primeiro Matutão, que teve como primeiro campeão Pau dos Ferros. SALVINO, TOINHO DE SULA, MANOEL DO DNOCS, ALDEMIR, DE ASSIS, BUTIJINHA, VARELA, CHIQUINHO, BOBÔ, EDÍLSON E DERVAL. Era esta a equipe fantástica do CCP - Clube Centenário Pauferrense - que venceu, no dia 9 de Janeiro de 1972, o torneio que reunia muitas cidades do RN. O interessante é que, um jornal da capital, distante, rememora o feito, mas por nossas plagas, não se tem conhecimento de nenhuma bexiga "assoprada" para comemorar tal data.

Na época, o campeonato estadual era disputado por equipes apenas da capital, e o Matutão, mais democrático, chegou a ser disputado por 80 equipes, uma verdadeira festa do futebol do RN, é tanto que, em 1972, se disputava a final do campeonato de 1971, eram uns 100 hectares de times. Souza, natural de Itajá, que jogou no América de Natal, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e na Seleção Brasileira, foi cria dos campos de terra deste torneio e vários outros que viverem e morreram no esquecimento. Viva nossos campeões! Viva nosso esporte! E que ambos passem a ser mais respeitados.

Por Manoel Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..