03

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PERFIL



         José Ubirajara de Morais, Dr. Bira, nasceu em Francisco Dantas em 19/03/1933, filho de Francisco de Assis Morais e Francisca Dantas de Araújo. Desde cedo morou com os avós maternos, Francisco Dantas de Araújo (1º prefeito eleito de Pau dos Ferros em 1930) e Josefa Dantas de Araújo que carinhosamente o adotaram como filho. Assim, passou a residir na Fazenda Sacramento em Francisco Dantas. Na Fazenda iniciou seus estudos e foi alfabetizado pela professora Suzete, para logo em seguida ingressar no grupo escolar Joaquim Correia, concluindo o ensino primário em 1948. Logo após foi residir em Natal para dar continuidade aos estudos; lá estudou no ATHENEU Norterriograndense e cursou também a Faculdade de Farmácia  e Odontologia, chegando à graduação em 1958.
      Terminando a faculdade fixou residência em Pau dos Ferros onde montou um consultório odontológico. Aqui também contraiu núpcias com Maria Cristina Diógenes e dessa união nasceram os filhos Cadidja e Rosseau.
        Um fato curioso em Dr. Bira e que cheguei a presenciar, era o uso de Hipnose em alguns pacientes. Não fazia uso do método corriqueiramente, mas usava de preferência em pacientes nervosos ou alérgicos aos anestésicos bucais.
           Sempre alimentado pela sede do saber e na tentativa de adquirir novos e diversificados conhecimentos, cursou a Faculdade de Direito em Souza na Paraíba. Exercendo assim, a profissão de advogado por bastante tempo. Embora mais como um trabalho filantrópico do que como profissão remunerada.
         O Dr. Bira como todos carinhosamente o chamavam, destacava-se e era admirado pela sua inteligência brilhante, seu cabedal de conhecimentos, sua oratória eloquente, o seu temperamento afável, a sua filosofia de vida, de simplicidade o que o tornou uma pessoa carismática, tendo sido eleito pela vontade do povo, vice prefeito de Pau dos Ferros de 1970 a 1973 e prefeito de Francisco Dantas de 1973 a 1977.
       Faleceu em Natal em Dezembro de  2013 e foi enterrado com honras em Pau dos Ferros, cidade que sempre lhe acolheu. Em 2010, ele foi um dos meus entrevistados para o documentário "Memória Pauferrense". Um grande homem sem dúvida.

                                                                            By: Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..