03

terça-feira, 20 de maio de 2014

A META É: PRODUZIR BURROS EM GRANDE ESCALA



              A escritora Lya Luft em seu artigo na revista veja dessa semana, intitulado de "Aulas de mediocridade", bateu de frente com o ministério da cultura, e coberta de razão por sinal. Entre outras verdades, ela diz: "um projeto já em execução, financiado em parte pelo ministério da cultura, banca a edição de centenas de milhares de livros de autores clássicos brasileiros "facilitados", começando com Machado de Assis. Facilitados para quem? Para o leitor ignorante, é claro, desprovido da inteligência necessária ou da necessária educação para ler esse autor, o primeiro a sofrer tão abominável mutilação. Troca de vocábulos e talvez frases inteiras, em suma, reescrevem Machado, portanto, o que for lido não será ele. Inútil trabalho , o livro não será de Machado de Assis".
            E mais à frente, a escritora diz a maior das verdades: "Alunos saem das primeiras séries muitas vezes sem saber ler nem escrever direito; assim passam pelo 2º grau, em que é preciso esforço para ser reprovado. Acho que nem se usa mais esse termo, para não traumatizar os alunos com bobagens como essa. Tudo transcorre de mansinho, com alunos iludidos e felizes, pais e professores perplexos, e a idéia de que a vida deve ser um Jardim de Infância".
              O artigo é longo e também aborda a questão das cotas para ingresso na universidade; deveria ser lido por todos os técnicos e burocratas da educação no Braqsil, que vivem de teorias utópicas.


                                                                                                                          Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..