03

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PERFIL ZÉ BENTEVI


 
 Nascido em SãoMiguel a 21.12.1936, José Ferreira de Lima logo tornou-se conhecido como "Zé Bentevi". A explicação para o apelido, segundo ele, foi herdado do bisavô e veio acompanhando os descendentes e nele estacionou.
Filho de pais agricultores que usavam  as terras da igreja, ou terra do santo como era chamado. Para o cultivo de cereais. Assim pagavam com o lucro obtido, uma espécie de foro anual ou arrendamento.
Mas a vida na roça nunca agradou muito o rapaz micaelense, o mesmo vendeu pirulito e engraxou muito sapato, superando as diárias que ganhava no roçado. Desde que descobriu esses maçetes nunca mais faltou dinheiro no seu bolso.
   Inquieto, foi morar no Pará, onde passou 07 anos. Nesse interim serviu à marinha no 4º distrito Naval de Belém. É dessa época uma das fotos mais bonitas que ele guarda com muito carinho. Também no Pará trabalhou como garçom numa boate, onde eram comuns as brigas entre mulheres bêbadas, homens ciumentos, etc. Numa bela noite, após o trabalho puxado ao chegar ao quarto onde dormia ( nas dependências da boate ) encontrou duas putas bêbadas dormindo na sua cama... o final da história ele não me contou.
   De volta à São Miguel aos 26 anos, conheceu, namorou e casou com a Srtª Francisdélia Fernandes em 1962.
   Da união, nasceram 04 filhaos, um deles natimorto.
Montou uma mercearia o centro de São Miguel, algum tempo depois mudou-se para Jaguaribe e com o comèrcio fraco, voltou à terra natal novamente. Dessa vez montou um restaurante, graças aos Dotes culinários da companheira Francisdelia.
Um certo dia, um senhor que vendia apostas do jogo do bicho, conhecido por Gonzaga incentivou-o a mudar-se para Pau dos Ferros pois o comércio era melhor e ele teria mais oportunidades financeiras. E Bentevi aceitou o conselho.
   Chegando a Pau dos Ferros instalou-se num ponto privilegiado: Um sobrado localizado na rua 7 de setembro. Comerciava em baixo e morava em cima num sótão forrado de madeira.
   Logo o paladar da sopa, do cachorro quente, e da farofa de fígado tomaram conta da cidade. Aliado a isso fez uma parceria com o Sr. Eliondas que fazia a linha SãoMiguel / Pau dos Ferros e vice-versa.
   E o homem subiu... negociou no mesmo lugar por 40 anos. Presenciou muitos episódios engraçados e tinha como clientes as maiores autoridades da cidade. Negociou por 40 anos no mesmo ponto comercial.
   Hoje, mora em São Paulo ao lado da filha Elcânia ( por sinal todos os filhos são lindos) e no final da entrevista perguntei-lhe: O que fez em São Paulo? De manhã não faço nada e a tarde desmancho o que fiz de manhã. Esse é o Zé Bentevi que eu conheço. 
 Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..