03

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PAU DOS FERROS, 1862 EPIDEMIA DE "CÓLERA-MORBO"

Em 1862,o município de Pau dos ferros foi assolado por uma terrível epidemia de cólera-Morbo. Morreram 189 pessoas, conforme informações fornecidas pela Câmara ao presidente da província. A Cólera é uma doença causada por uma bactéria que se multiplica rapidamente no intestino humano.Caracteriza-se por uma diarréia intensa,que leva a uma rápida desidratação e consequentemente a morte. Infecta apenas os seres humanos e sua transmissão se dá através de dejetos fecais,principalmente por água contaminada.
 Agora imagine você  leitor, numa população de pouco mais de mil habitantes, sem cemitério, morrer em pouco tempo 189 pessoas.....A câmara suspendeu seus trabalhos no período de Abril a Setembro daquele ano e incalculáveis foram os prejuízos que pau dos ferros sofreu com o cruel flagelo.
 Os corpos eram enterrados em Valas coletivas, que segundo testemunhos orais de pessoas da época e que chegaram até nós, as valas se localizavam num "carrasco" onde hoje fica entre a COHAB e a Escola Severino Bezerra.
 O município com as poucas rendas que dispunha e com auxílio da província, construiu uma casa para as suas sessões e o cemitério.
 No ano seguinte, 1877, manisfestou-se uma seca que se prolonga por três anos, causando incalculáveis prejuízos ao  município.A criação e a agricultura, principais fontes de riqueza da região, foram quase extintas devido ao rigor do flagelo e á sua longa duração. Numerosas famílias, esgotados seus recursos, abandonaram seus lares e se retiraram para as cidades litorâneas.Além da fome que impiedosamente flagelava os pobres sertanejos, a varíola, as febres, disenterias, sarampo e outras moléstias endêmicas causaram numerosas vítimas. 
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..